Quantas pausas você consegue fazer durante sua jornada de trabalho para fazer um alongamento? Nenhuma? Então conheça alguns dos benefícios desta prática para a sua saúde e comece ainda hoje.
Por que devo me alongar?
Devido aos esforços repetitivos ou a má postura, o dia a dia de trabalho pode provocar problemas de saúde, resultando em baixa produtividade e insatisfação.
Neste sentido, durante uma atividade de trabalho estressante, na qual se assume a mesma postura por muitas horas, é necessário a prática do alongamento.
Se alongar ajuda a relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares e reduzir o estresse mental ocasionado pelo trabalho.
Em outras palavras, o que ocorre é que à medida que o fluxo sanguíneo é melhorado, maior é o fluxo de sangue para região do Sistema Nervoso Central (SNC), e esse mecanismo melhora as capacidades cognitivas pelo alto poder de reduzir o estresse físico e mental.
Na prática, quais são os benefícios de se fazer alongamentos?
- Aumenta a flexibilidade do corpo;
- Reduz o estresse gerado no ambiente de trabalho;
- Diminui a tensão, aliviando as dores musculares;
- Melhora a respiração;
- Diminui a ansiedade;
- Melhora a postura;
- Traz sensação de bem-estar.
Portanto, mexa-se!
O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna (lombar), membros e região pélvica (próximo à virilha), torácica e lombar (onde terminam as costas).
Para te ajudar, separamos alguns dos exercícios que podem ser feitos com facilidade no ambiente de trabalho. Confere aí:
Para braços, ombros e pulsos
Os membros superiores são bastante afetados pelo trabalho repetitivo, então, vamos por partes:
Para alongar os braços, basta sentar-se com as costas retas, colocar um braço para trás da cabeça, deixando o cotovelo para cima, e usar a outra mão para segurar o cotovelo por alguns segundos.
Em seguida, ainda sentado, para alongar os ombros, apoie suas mãos sobre as pernas e gire seus ombros para frente e para trás.
E para alongar os pulsos, você pode esticar o braço, deixando a palma da mão virada para fora e os dedos para cima, puxando com a outra mão.
Para pernas e pés
Os membros inferiores, geralmente, costumam ser afetados por conta da má circulação do sangue.
Por isso, sentado e apoie o tornozelo de uma perna na coxa da outra perna, use uma das mãos para pressionar o joelho para baixo.
Em seguida, sente-se bem no meio da cadeira, estique as pernas e apoie seu calcanhar no chão, deixando as pontas do pé para cima e depois para baixo.
Para o pescoço
Essa região é muito afetada pelo estresse diário e pela má postura adotada pela rotina de trabalho.
Para realizar o alongamento, sente-se e mantenha suas costas apoiadas no encosto da cadeira, em seguida, deixe sua coluna reta e gire o pescoço de um lado para o outro, depois para baixo e para cima.
A pausa é um direito do trabalhador?
Legalmente, as pessoas têm direito a uma pausa de dez minutos a cada hora trabalhada, deste modo, se o colaborador adoece, a empresa precisa provar que o ambiente de trabalho não é responsável pela situação.
Por fim, é importante destacar que, caso as dores continuem mesmo adotando novos hábitos diários, como uma postura correta e a prática diária de alongamentos, o mais indicado é procurar um fisioterapeuta de confiança.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!
Na Fit4 Goiânia, além de dicas, você encontra uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness.
Entre em contato conosco para entender como funciona!