Não há dúvidas de que o principal acontecimento de 2020 foi a pandemia do coronavírus. Diante de inúmeras restrições e da necessidade de fazer o isolamento social, vários setores da economia tiveram que dar a volta por cima e se reinventar. O segmento fitness foi um deles.
As empresas se viram obrigadas a migrar o seu negócio para o digital. E foi aí que o mercado fitness online ganhou força nos últimos dois anos.
Continue lendo esse post e veja o que aconteceu para esse mercado se tornar tão forte na internet:
A internet e as suas possibilidades
Podemos dizer que, antes da pandemia, as academias utilizavam as redes sociais apenas para dizer que está presente no mundo digital. Mas, quando houve a necessidade de ficar em casa e se isolar, o cenário mudou completamente.
As pessoas começaram a utilizar a internet para resolver problemas de forma simplificada. Ou seja, as empresas precisaram reformular as estratégias para garantir que os seus clientes encontrassem as respostas para as suas dúvidas e problemas.
Nesse contexto, como uma academia poderia utilizar a internet para manter os seus clientes engajados?
- Criando conteúdos gratuitos (blogs, lives, vídeos) e de valor;
- Oferecendo treinos individuais para assinantes;
- Se relacionando com o cliente (acompanhar os treinos e as atividades)
- Oferecendo treinos adaptados para diversos ambientes e rotinas;
- Buscando novos clientes que nunca treinaram.
Enfim, não existe uma fórmula mágica que se aplique em todas as academias. O que existe são estratégias elaboradas para o seu público-alvo específico.
Para saber quem é a sua persona (aquela pessoa considerada o seu cliente ideal), é preciso um extenso trabalho de pesquisa. Por isso, se preciso, contrate profissionais especializados em marketing digital.
Os benefícios da internet para a academia
Nos tópicos acima, vimos como é possível ter uma presença digital forte e manter o mercado fitness online aquecido. De cara, já é possível ver alguns resultados que essas ações podem gerar. Mas, existem outros dois grandes benefícios não citados acima, que são:
- Ações de baixo custo: Com a internet, você pode garantir excelentes resultados com pouco investimento, desde que seja feito da maneira correta. As campanhas online são assertivas e atingem apenas o público ideal, evitando o desperdício de dinheiro.
- Alcance maior: As suas campanhas podem alcançar um número maior de pessoas, trazendo novos clientes e aumentando a força online.
Conclusão
Com toda certeza, inúmeras empresas foram afetadas desde a chegada da pandemia no Brasil. Como foi preciso fazer isolamento, as atividades físicas em academias foram prejudicadas.
No entanto, o mercado fitness online ganhou força através das dificuldades e conseguiu se reinventar e se manter vivo. Uma presença digital sólida e estratégias assertivas são essenciais para seguir nesse negócio e construir relacionamento com o cliente.
Por isso, sabe-se que não existem motivos para “abandonar” o cliente. É possível se conectar com ele e o ajudar a realizar o seu objetivo de ter hábitos saudáveis. Mesmo à distância, ele pode se conectar com a academia e continuar praticando os exercícios em qualquer lugar.
Como vimos acima, são várias as possibilidades para manter o negócio vivo utilizando a internet.
Agora, se você está precisando de equipamentos para a sua academia ou para treinos em casa mesmo, procure a Fit4 Store. Para saber mais sobre o universo fitness, acompanhe também o blog da Fit4.