Fale Conosco

4 exercícios funcionais para fazer em casa

Além de ser algo divertido, praticar atividades físicas ajuda a prevenir doenças, melhora a postura e aumenta o condicionamento muscular, assim como permite manter seu corpo em forma. 

Por esse motivo, separamos 5 dicas para você realizar exercícios em casa. Vamos lá? 

Aquecimento 

Antes de iniciar os exercícios físicos em casa, preparar o corpo para as atividades é extremamente importante. 

Essa prática é fundamental para evitar lesões e permitir trabalhar melhor todo o potencial muscular dos seus membros. Portanto, é indispensável a realização de alongamentos nos braços, pernas e coluna, além de movimentos giratórios nas mãos, pés, ombros e pescoço.

Pular corda 

Sal, pimenta, fogo, foguinho … Lembra da velha brincadeira de infância? 

Ela era — e ainda pode ser — uma excelente atividade aeróbica para seu corpo. Mesmo que você tenha perdido a prática, esse exercício pode ser feito aos poucos, até retomar o ritmo ideal.

Pular corda de 5 a 10 minutos diários, pode ser um bom começo. Essa atividade auxilia na perda de calorias e fortalece os músculos, principalmente dos membros inferiores, como coxa e panturrilha. 

Se você tiver filhos, que tal convidá-lo a participar também? Assim, além de saudável, pode ser muito mais divertido. 

Agachamento 

O agachamento é também uma forma simples e funcional para fazer exercícios físicos em casa. 

Não é preciso nenhum equipamento e pode ser realizado em qualquer cômodo, basta flexionar os joelhos e manter os braços para frente para manter o equilíbrio.

Lembrando que, ao agachar, é importante que a coluna fique sempre ereta e que suas pernas não ultrapassem um ângulo de 45 graus. 

Essa atividade é ótima para fortalecer os músculos e melhorar a postura. Inicie com 3 séries de 20 repetições, dentro de pequenos intervalos. 

Flexão 

Sabia que as flexões são excelentes exercícios para trabalhar a região dos ombros, braços e peito? 

A posição adequada é aquela em que os braços estão abertos e alinhados com o peitoral, de forma que os cotovelos dobrem até 90 graus. Feito isso, os braços devem flexionar até o corpo chegar a cerca de 2 centímetros do chão. 

O ideal é iniciar com 3 séries de 10 repetições, sempre com intervalos para descansar. Evite forçar ou curvar a lombar, e caso fique muito pesado, faça séries menores e aumente gradativamente.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!

Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. 

Entre em contato conosco para entender como funciona! 

Leia mais

CADASTROU GANHOU!

Cadastre e ganhe