Nosso Blog

Exercícios físico e o poder de concentração

10 junho 2020 - 16:29

Nós já sabemos que a prática de exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Mas, colocar o corpo em movimento também pode impactar diretamente na nossa concentração e produtividade.

Isso acontece porque os exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo de todo o corpo, inclusive do cérebro. Essas atividades físicas também liberam endorfina que ajudam a melhorar nosso bem-estar físico e mental. 

Quando o corpo se sente bem, e a mente está mais tranquila, consequentemente a nossa disposição tende a aumentar e conseguimos trabalhar mais e melhor. Quanto mais constante for uma rotina de treinos, melhores serão os rendimentos físicos e mentais em todas as áreas da nossa vida.

Exercícios físico e o poder de concentração

Quando praticamos qualquer tipo de atividade física a nossa mente entra em contato com diferentes tipos de estímulos. Seja para se orientar quanto aos movimentos do corpo ou para atingir as metas daquele jogo. 

Além dos ganhos físicos, a prática regular de atividades físicas melhoram a saúde mental, por meio da regulação de substâncias do nosso sistema nervoso, como a endorfina. Há também um aumento na conexão de neurônios o que acaba favorecendo a concentração.

Em estudos publicados na revista “Current Topics in Behavioral Neurosciences”, a cientista norte-americana Henriette Van Praag aponta que os indivíduos que se exercitam com maior frequência produzem uma alta atividade no hipocampo. Essa é uma região do cérebro que está diretamente ligada com a memória e a aprendizagem. 

E, segundo o Salk Institute na Califórnia as pessoas adultas que caminham no mínimo três vezes por semana podem melhorar em até 15% a sua capacidade de aprendizado e de concentração. O que é bastante positivo para nossa saúde e bem-estar.

Exercício físico e o aumento da produtividade

Produtividade é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços que foram produzidos, e o tempo e os recursos que foram necessários para finalizar essa produção. De forma geral é a capacidade de fazer mais, em menos tempo, e sem perder a qualidade. 

A produtividade também é favorecida pelos nossos hábitos de vida. Uma alimentação saudável e balanceada, uma boa noite de sono e a prática regular de exercícios físicos são fatores que auxiliam a manter foco e a motivação, gerando mais energia e disposição para que o nosso corpo consiga enfrentar uma rotina mais intensa. 

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Estocolmo e do Instituto Karolinska na Suécia, se dedicar alguns períodos de tempo para fazer atividades físicas podem contribuir para o aumento da nossa produtividade. 

Os estudos demonstram que a prática de exercícios ajudam a alcançar níveis de produção mais elevados. Isso significa atingir a mesma produtividade com menos horas de trabalho. Logo quando mais disposto e saudável estivermos, mais alta será a nossa produtividade. 

Não deixe de cuidar da sua saúde. A Fit4 Goiânia é uma empresa que está no mercado há 10 anos e pode te ajudar no planejamento do seus espaço fitness. 

Nosso time de especialistas te ajuda a projetar, montar, manter e reconfigurar a sua academia. Quer saber como funciona? Entre em contato conosco!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Anotação-2020-05-28-113138.png