Nosso Blog

Saiba como cuidar dos cabelos antes, durante e depois de treinar

22 dezembro 2020 - 9:58

Treinar é uma atividade terapêutica tanto para o corpo quanto para mente. Se você é do time que adora se exercitar, com certeza já percebeu que o suor produzido durante a prática de atividade física pode prejudicar a saúde do seu cabelo. 

Composto de água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio, o suor pode deixar os fios do cabelo quebradiços, ressecados e opacos. Além de, intensificar os casos de caspa e também provocar dermatites.

Entender os efeitos do suor no couro cabeludo, e saber como cuidar dos seus cabelos antes, durante e depois de treinar pode te ajudar a manter os seus fios mais fortes e saudáveis.

Cuidados com os cabelos

O suor não pode ser totalmente evitado, mas você pode manter uma rotina de cuidados com os cabelos antes, durante e depois de treinar. Confira algumas dicas que podem te ajudar.

Antes do treino

Os cuidados com o cabelo devem começar antes do treino. O primeiro passo é de proteção aos fios. Os leave-ins são ótimos, pois promovem a hidratação, a nutrição, evitam o frizz e ainda removem as pontas duplas.

O óleo de coco, e os óleos com características terapêuticas (calmantes ou para diminuir a caspa) também podem ser utilizados para criar uma camada protetora, e ajudar a minimizar a ação do suor.

Durante o treino

O ideal é treinar com os cabelos presos para evitar o contato com o suor. Aposte em penteados que deixem os fios firmes tanto no comprimento quanto na franja. Mas, cuidado para não prendê-los com muita força e provocar a quebra do fio. 

Os coques e rabos de cavalo são algumas das opções que podem ajudar a manter o cabelo limpo por mais tempo, evitando que os fios entrem em contato com o chão, com os equipamentos e principalmente com o suor. 

Para práticas ao ar livre as medidas de proteção aos fios também são indispensáveis. Lembre-se de utilizar um boné ou chapéu, e evite aqueles que são confeccionados com materiais sintéticos, pois eles podem deixar o couro cabeludo abafado.

Depois do treino

Lavar os cabelos após o treino é essencial para remover todas as impurezas. Dá preguiça? Sim! Mas, é importante remover o sal dos fios, pois dessa forma você evita que eles fiquem ressecados e quebradiços. 

Se o treino for noturno o ideal é secar os fios, pois os cabelos úmidos ficam mais frágeis e quebram mais quando entram em contato com o travesseiro. Dormir com o cabelo molhado também favorece o aparecimento de caspa, e acelera as quedas capilares. 

Se não for possível lavar o cabelo logo após o treino, tudo bem. Mas, quando for lavar os fios, lembre-se de realizar uma hidratação mais intensa. A hidratação é um processo super importante.

Cuidar dos cabelos antes, durante e depois de treinar não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. Entre em contato conosco para entender como funciona!