Nosso Blog

Roupa de academia: veja algumas dicas para fazer a escolha certa!

05 janeiro 2021 - 13:39

Quando o assunto é roupa de academia, existem peças de vários tecidos e modelos para atender os mais diversos biotipos. E, muitas dúvidas podem surgir na hora de fazer essa escolha.

A roupa de academia tem como objetivo proporcionar não apenas conforto e praticidade durante a realização dos exercícios, mas também o seu bem-estar. A escolha do modelo mais adequado depende da atividade física que será praticada.

A roupa de academia

Mais do que estilo e beleza, escolher a roupa de academia correta é fundamental para alcançar os resultados esperados durante a realização daquela atividade física que você escolheu. Confira abaixo algumas sugestões.

Camisetas e regatas

As camisetas e regatas são leves e descoladas, mas optar pelo tamanho incorreto pode atrapalhar na realização da sua atividade física. A camiseta ou a regata deve ficar o mais próximo do corpo para não enroscar nos aparelhos, e não atrapalhar na realização dos movimentos.

Você também deve optar por tecidos que possibilitem maior mobilidade, absorva o suor e que auxilie na transpiração do corpo. Algumas peças também contam com proteção contra os raios UV e protegem do sol, uma ótima alternativa para quem gosta de praticar atividade física ao ar livre.

Sutiã e top

Os dois são essenciais para as mulheres e dividem opiniões quanto às suas funcionalidades. Embora alguns sutiãs sejam bastante reforçados, o top é a escolha mais assertiva para a prática de atividades físicas. 

Independente se você possui seios grandes ou pequenos, a sustentação e o conforto devem sempre vir em primeiro lugar. Não se esqueça de dar preferência para aqueles que são confeccionados em lycra e supplex, pois eles garantem maior absorção do suor.

Calças e leggings

A calça bailarina e as de moletom, assim como as leggings, são bastante confortáveis. Elas são comuns dentro e fora das academias. São peças despojadas, e que se adequam a todos os estilos e biotipos.

Tanto as calças como as leggings devem proporcionar flexibilidade para a realização dos movimentos. Com essas peças você consegue deixar os exercícios mais fluidos, além de permitir uma prática mais confortável.

Short e bermudas

Os shorts e bermudas são uma ótima opção para quem deseja fugir das calças e leggings. Evite peças muito justas para não limitar os movimentos, e prejudicar a sua circulação. E, não se esqueça que as peças devem permitir a prática de qualquer exercício com conforto. 

Atenção também na hora de escolher o tipo de tecido. Atualmente existem várias opções, e o ideal é optar por tecidos que absorvem o suor permitindo que a pele respire. Dessa forma você consegue evitar desconfortos durante o treino, assim como irritações na pele e alergias, por exemplo

Os exercícios físicos

Se você está iniciando uma prática esportiva converse tanto com o seu professor, quanto com outros colegas da turma para tentar entender quais são as peças que eles consideram essenciais.

Exercícios aeróbicos, de musculação ou mais dinâmicos necessitam de roupas que sejam mais justas e firmes, pois trazem maior sensação de segurança para o praticante. Já em atividades como Pilates, Yoga e alongamentos as roupas podem ser mais leves e confortáveis. 

Aos poucos você conseguirá perceber qual roupa de academia se encaixa melhor nas suas necessidades, e no seu gosto pessoal.  Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. Entre em contato conosco para entender como funciona!