Apesar de as academias ficarem mais cheias no período noturno, isso não significa que esse é o melhor horário para treinar. Como a maioria prefere treinar logo após sair do trabalho, esse acaba sendo o horário mais cheio.
Outro ponto importante é estabelecer uma rotina de horários para que o corpo se acostume e que seja possível você fazer um treino de qualidade, respeitando os intervalos e realizando todos os exercícios.
Por isso, tente separar entre 40 minutos a uma hora do seu dia para esse momento.
Período da manhã
Uma das vantagens do período da manhã é que as pessoas estão mais dispostas e descansadas, logo após uma boa noite de sono.
Assim, ao treinar cedo, a tendência é que você fique mais energizado e bem-humorado ao longo do dia, pois o organismo já recebeu uma dose de serotonina.
É possível dizer que nesse horário também há maior facilidade de ganho muscular, pois como o corpo está com altos níveis de insulina e cortisol, há um favorecimento de inclusão de proteínas nos músculos.
Contudo, para que o treino nesse turno seja proveitoso, é importante fazer uma alimentação leve e reforçada, pelo menos uma hora antes do treino e caprichar no alongamento e aquecimento, pois os músculos e articulações podem estar enrijecidos.
Além disso, se você não gosta de acordar cedo ou o seu trabalho ou faculdade impossibilita o treino nesse horário, é melhor escolher outro turno para se dedicar inteiramente.
Período da tarde
Apesar de ser um horário em que as academias ficam mais vazias, há quem goste de treinar nesse turno e ele traz alguns benefícios.
De 13h às 17h, o corpo consegue unir alguns fatores que contribuem para o crescimento muscular, como alimentação, descanso, temperatura e síntese metabólica.
Nesse caso, as desvantagens desse período são as impossibilidades do tempo, afinal, é um horário que a maioria trabalha ou há falta de energia e disposição pós-almoço.
É importante se atentar também, pois há pessoas que deixam de almoçar para treinar ou almoçam e logo praticam exercícios e isso pode causar mal-estar ou refluxo.
No fim do dia, perto das 18h, o organismo alcança seu ápice de temperatura, sendo um bom horário para quem quer oxidar gorduras.
Período da noite
Os treinos noturnos ajudam no relaxamento do corpo e possibilitam uma noite melhor de sono.
Porém, é importante treinar duas ou três horas antes de dormir, para o seu corpo ter tempo de relaxar.
Além disso, nesse turno, as pessoas costumam ter mais tempo livre e se dedicam mais aos exercícios, já que não precisam se preocupar com o horário para ir para o trabalho ou outros compromissos.
Por fim, é importante ressaltar que a alimentação e hidratação também impactam na qualidade do treino.
Por isso, preocupe-se com o pré e pós treino, para que os resultados sejam ainda melhores. Analise, também, a sua rotina e a resposta do seu corpo, para identificar qual turno se adapta melhor à sua vida.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!
Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness.
Entre em contato conosco para entender como funciona!