Nosso Blog

Dicas para fazer exercício físico nos dias de calor e não passar mal

02 fevereiro 2021 - 15:36

Palavra-chave: exercício físico nos dias de calor

Fazer exercício físico nos dias de calor pode ser complicado, e ainda prejudicar a sua saúde, caso você não fique atento em alguns cuidados necessários. No verão, o sol fica mais intenso e as temperaturas bastante elevadas, o que acaba gerando um estresse a mais para o nosso corpo. 

Mesmo durante as altas temperaturas é importante continuar treinando. Confira alguns cuidados que devem ser tomados para você fazer exercício físico nos dias de calor e evitar passar mal ou sentir algum incômodo. 

Exercício físico nos dias de calor

Evite os horários mais quentes do dia

Para não deixar de fazer exercício físico nos dias de calor, levante bem cedinho ou deixe para treinar no finalzinho da tarde ou à noite. Nesses horários o clima geralmente fica mais fresco e agradável.

Evite os horários mais quentes do dia que normalmente são entre às 10 e 16 horas. Você também pode optar por atividades físicas mais leves ou aquelas que proporcionam contato com a água, como a natação e a hidroginástica, por exemplo.

Use roupas leves

As roupas de treino são fundamentais para garantir tanto o seu bem-estar quanto a qualidade dos exercícios. Escolha peças que sejam leves, fabricadas com tecidos de alta qualidade e que proporcionem uma boa respirabilidade. 

Além das roupas leves, alguns acessórios como bonés, viseiras e óculos de sol são essenciais para te proporcionar mais conforto para fazer exercício físico nos dias de calor e proteger a sua pele da ação do sol. 

Não esqueça o protetor solar

Se o treino exige uma exposição ao sol por um longo período de tempo, não se esqueça de usar o protetor solar e fazer a reaplicação do produto a cada duas horas. Use produtos com FPS acima de 30, no mínimo, e que contenha proteção contra os raios UVA e UVB. 

O protetor solar deve ser usado mesmo nos dias nublados ou durante a realização de atividades físicas em ambientes fechados. Pois, além de evitar o envelhecimento precoce da pele, ele também ajuda a diminuir os riscos de câncer de pele. 

Hidrate o seu corpo

O calor pode aumentar ainda mais a temperatura do nosso corpo provocando dor de cabeça, náuseas, tonturas, fadiga e até mesmo insolação. Por esse motivo, fazer exercício físico nos dias de calor exige uma hidratação reforçada.

Beba bastante água antes, durante e depois do seu treino. Faça uma alimentação que seja rica em frutas e verduras, e lembre-se que durante o verão o seu ritmo de treino pode ficar um pouco mais lento. 

Mesmo nos dias mais quentes, em que ficamos desanimados, é importante manter o foco na sua saúde e não desistir de treinar. E, não deixe de observar o seu corpo, pois cada pessoa tem um limite, de acordo com as suas expectativas pessoais em relação ao treino. 

Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. Entre em contato conosco para entender como funciona!