Nosso Blog

Corrigir a má postura: cinco exercícios que podem te ajudar!

19 janeiro 2021 - 16:57

Palavra-chave: corrigir a má postura

Corrigir a má postura pode ajudar a reduzir dores recorrentes nas costas. Principalmente naquelas pessoas que permanecem sentadas, ou na mesma posição por mais de 5 horas diárias.

Essa é uma questão que vai muito além da estética, pois está diretamente ligada com problemas de saúde como dores na região da lombar, nas costas, no pescoço, fadiga, hérnia de disco dentre outras.

Praticar exercícios físicos regularmente, ter consciência corporal, e garantir que a coluna esteja posicionada da forma correta, são algumas das ações que podem te ajudar a corrigir a má postura. 

Listamos abaixo cinco modalidades de exercícios físicos que auxiliam na correção da postura corporal. Eles podem ser realizados diariamente ou semanalmente, contribuindo também para tonificação e fortalecimento dos músculos.

Exercícios físicos que ajudam a corrigir a má postura

Yoga

O Yoga é uma das modalidades mais eficazes para corrigir a má postura. A prática inclui exercícios que são capazes de trabalhar o corpo e a mente com a utilização de técnicas que incluem meditação, posturas e respiração. 

Como geralmente ficamos por horas em uma mesma posição, enrijecemos os músculos de forma involuntária, gerando uma sobrecarga na região da lombar, costas, ombros e pescoço.

A prática do Yoga pode aliviar as dores causadas pela má postura, promover o relaxamento, aliviar as tensões dos músculos e tendões e oferecer maior flexibilidade para todo o corpo. 

Pilates

Assim como o Yoga, o Pilates é uma ótima atividade física para corrigir a má postura. Ele pode ser praticado no formato solo ou com aparelhos, trabalhando toda a estrutura corporal com objetivo de deixá-la mais forte, equilibrada e flexível.

É um exercício que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. É também uma ótima escolha para quem deseja fortalecer a musculatura, melhorar a postura, aumentar o equilíbrio e reduzir o estresse. 

RPG

A Reeducação Postural Global mais conhecida como RPG é uma das modalidades que já são oferecidas em diversas academias. Ela tem como objetivo revitalizar os músculos que são responsáveis pela postura corporal. 

No RPG corrigir a má postura significa reeducar o corpo preservando a coluna vertebral, evitando desgastes desnecessários de discos e articulações e ainda prevenir de possíveis deformidades. 

Musculação

Sabe aqueles movimentos que fazemos sem perceber, mas que contribuem para a má postura? Eles são executados corretamente com a prática da musculação. Ao se exercitar com frequência, o corpo começa a naturalizar os movimentos corretos, e eles acabam fazendo parte do seu cotidiano.

Sentar com a coluna ereta, distribuir da forma correta e equilibrada o peso pelo corpo, se atentar à posição dos joelhos, esses são alguns dos hábitos que acabam se tornando comuns. Os exercícios realizados nos aparelhos também auxiliam no ganho de força muscular. 

Alongamentos

Todas as modalidades que citamos acima fazem o uso dos alongamentos. Eles são exercícios simples, que podem ser realizados em qualquer lugar e trazem inúmeros benefícios para o nosso corpo. 

Os alongamentos não só ajudam a melhorar a nossa postura, como também aumentam a flexibilidade do nosso corpo, melhora a performance durante a prática das atividades físicas, promove alívio de dores e auxilia na prevenção de lesões. 

Vale lembrar que todos os exercícios físicos que citamos devem ser praticados de forma correta, com moderação e com a orientação de profissionais capacitados. Pois, os erros na execução podem prejudicar ainda mais a sua postura. 

Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. Entre em contato conosco para entender como funciona!