Fale Conosco

4 dicas para evitar lesões durante os exercícios

1. Capriche no aquecimento 

O aquecimento é  extremamente importante! O recomendado é fazer de 5 a 10 minutos de movimentos dinâmicos em baixa intensidade, como corrida no lugar, polichinelos ou skipping (correr no lugar erguendo os joelhos acima da linha do quadril) no início do treino. 

O objetivo desses exercícios é elevar o metabolismo, a frequência cardíaca e o transporte e o consumo de oxigênio e outras substâncias e aumentar a velocidade de condução nervosa e a contração muscular. 

Assim, você prepara o sistema cardiovascular, músculos e articulações para o esforço mais intenso que está por vir, reduzindo o risco de fadiga precoce ou de lesões. 

2. Mantenha o foco na postura 

Como não tem acompanhamento e orientação profissional, é muito importante que você preste bastante atenção à postura e execução dos movimentos durante o treino. 

Para isso, prefira fazer exercícios que você tem familiaridade e domine a execução. Outra saída para manter a boa postura é malhar em algum local em que há um espelho por perto. 

Se durante ou após o treino você sentir algum desconforto fora do comum, interrompa a atividade por alguns dias (e se a dor não passar, procure um médico)

3. Use os acessórios corretamente 

Não tente criar “aparelhos de musculação”, amarrando um elástico na maçaneta da porta ou em um cabo de vassoura, por exemplo. 

Use os acessórios somente para o que eles foram desenvolvidos, conforme as instruções do fabricante. “Esses improvisos não têm a mesma estabilidade e segurança de um equipamento de musculação e dificilmente vão fornecer sobrecarga suficiente para produzir os mesmos resultados”, alerta o profissional de educação física Eduardo Netto.

Se durante o treino o elástico escapar do ponto em que foi amarrado, você pode se machucar gravemente

4. Organize o espaço 

Para a maioria dos exercícios, um local de 2 metros por 2 metros é suficiente — só retire obstruções e móveis com pontas que estiverem por perto, para você não se machucar. 

Outro detalhe fica por conta da superfície na qual serão feitos os exercícios: ela deve garantir estabilidade. Evite treinar em cima de tapetes, por exemplo, que podem deslizar e causar um acidente

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!

Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness. 

Entre em contato conosco para entender como funciona! 

Leia mais

CADASTROU GANHOU!

Cadastre e ganhe