Nosso Blog

Academia em condomínio: o seu guia para comprar equipamentos de ginástica

03 maio 2022 - 10:00

Academias em condomínios têm sido cada vez mais utilizadas pelos moradores, principalmente nos tempos atuais, onde a saúde tem sido elevada à prioridade. Boa parte dos novos empreendimentos oferecem este benefício, mas deixam muito a desejar nos equipamentos. Por isso, se o seu ainda não tem uma, você pode implantar ou fazer melhorias na mesma.

Para isso, entretanto, existem alguns cuidados, principalmente na compra das máquinas de ginástica e na modalidade de pagamento delas.

Comprar ou alugar?

Alguns condomínios optam por uma solução diferente que é o aluguel de equipamentos. Alugar esses é o famoso “barato que sai caro”. Não compensa, porque de médio a longo prazo você já investiu nessa mesma locação o valor da compra e vai continuar pagando subsequentemente. 

As empresas que promovem essa modalidade pontuam vantagens que não existem, como a manutenção sem custos, sendo que a mesma sai muito barata.

Quais são as opções comuns de financiamento de equipamentos?

A forma de financiamento de sua academia em condomínio requer muita atenção, pois é importante reconhecer que cada negócio é diferente e, portanto, as opções certas para você dependem de suas circunstâncias individuais.

Em geral, há várias alternativas disponíveis no mercado e as citadas abaixo são as três mais comuns:

Compra de equipamentos usando recursos próprios

Essa opção o coloca em uma posição mais vantajosa para negociar o melhor preço para os equipamentos. No entanto, a mesma bloqueia o seu dinheiro por alguns anos.

Ao mantê-lo, você pode proteger o seu empreendimento contra quaisquer problemas futuros que causem imprevistos no fluxo de caixa. Até porque, caso seja proprietário de um condomínio existente, já sabe que ter capital de giro é a força vital dele e, a menos que esteja passando por um momento relativamente bom, prender uma quantia grande em um ativo cria uma “perda de liquidez”.

Compra de equipamentos utilizando capital de investidores

Uma alternativa ao autofinanciamento para compras de equipamentos para condomínios é utilizar dinheiro obtido com investidores. Embora isso permita que negocie a compra à vista, tal opção ainda continua a utilizar recursos valiosos da empresa em ativos. 

Além disso, esse capital geralmente é mais caro do que uma dívida bancária e ainda pode diluir o seu investimento no empreendimento.

Compra de equipamentos por meio de empréstimo

Empréstimos bancários são populares e uma possibilidade viável ao “autofinanciamento”. As taxas de juros podem ser atrativas e você se torna proprietário dos equipamentos da academia do seu condomínio desde o primeiro dia.

No entanto, também há algumas desvantagens. Pode ser difícil encontrar uma instituição financeira disposta a fornecer um empréstimo na atual situação e você terá de solicitar diretamente ao banco, assim como o processo de solicitação pode ser demorado. Portanto, talvez faça mais sentido manter linhas de financiamento livres para outras necessidades financeiras.

Conte com a Fit4 na hora de adquirir equipamentos de academia para o seu condomínio

Você que é síndico, administrador, conselheiro, pessoal ou simples condômino que tem o sonho de ter uma academia de verdade, junto à sua residência, já pode adquirir aparelhos de academia de qualidade sem ter que importar ou procurar fabricantes longe do seu estado.

Aqui oferecemos estratégias para o espaço com assessoria e layout pela planta. Além disso, a Fit4 também se estende a salas de musculação para hotel, fábrica, empresa, hospital, clínica de reabilitação, pilates, estúdio personal e residência.

Você tem dúvidas? Solicite uma assessoria para obter mais orientações para o espaço fitness. Aqui, o atendimento é pontual e sem compromisso de compra!