Nosso Blog

Equipamentos para academias: sabia que existe uma ordem para treinar neles?

12 abril 2022 - 12:02

Uma boa academia é aquela montada com equipamentos de qualidade que pode oferecer o trabalho de diferentes grupos musculares para os mais distintos objetivos e níveis de praticantes.

Existe uma grande variedade de tipos de aparelhos, desde os articulados e voltados para musculação, até os de peso livre ou focados no treino de cardio. No entanto, para que esses garantam melhores resultados, é importante saber para que servem.

Conheça, aqui, os principais e para quê cada um deles serve!

Equipamentos para membros inferiores

Cadeira Extensora

Cadeira extensora é um equipamento focado no trabalho de quadríceps, grupo muscular da parte anterior da coxa. Favorece o trabalho de hipertrofia, reabilitação de lesões e fortalecimento muscular, entre outros benefícios.

Cadeira Flexora

Cadeira flexora é um aparelho que trabalha o bíceps femoral e os músculos semitendinoso e semimembranoso, que se encontram na parte posterior da coxa, conhecidos como músculos isquiotibiais. É um aparelho de maior grau de flexão de quadril, focando os exercícios na contração muscular e na eficiência mecânica.

Leg press

É um aparelho de academia que trabalha os músculos isquiotibiais, o quadríceps femoral e glúteos, cuidando de maneira mais completa a musculatura das coxas, além da panturrilha. O processo de empurrar com as pernas os pesos, além de trabalhar o fortalecimento muscular, beneficia, também, o aumento da flexibilidade. 

Mesa flexora

Mesa flexora, assim como a cadeira flexora, é um aparelho de academia que permite focar os exercícios os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso), que ficam na parte posterior da coxa. No entanto, por oferecer menor flexão de quadril, garante concentração da maior parte da força mais próxima ao joelho.

Equipamentos para membros superiores

Puxada alta

O equipamento de puxada alta é focado nos músculos da grande dorsal, deltóides, bíceps braquial e trapézio. Ele permite uma grande variedade de exercícios, uma vez que a barra grande pode ser alterada para o puxador triângulo, por exemplo, variando os conjuntos musculares que ganham mais foco.

Supino declinado

Supino declinado é um equipamento de levantamento de peso que trabalha peitoral, principalmente o inferior, e tríceps. Exercícios nesse equipamento são benéficos para treinos de hipertrofia, resistência muscular e ganho de massa na região do peitoral.

Desenvolvedor de ombros

O desenvolvedor de ombro serve para trabalhar com maior foco o deltóide, músculo do ombro, mas permite fortalecer outros conjuntos musculares, como serrátil anterior, trapézio descendente, supra espinhal e peitoral maior. Ele permite desenvolver massa muscular, hipertrofia, resistência e pode ser utilizado na reabilitação funcional.

Bíceps

Bíceps é um equipamento focado no desenvolvimento do conjunto muscular de mesmo nome, localizado na parte anterior do braço. Ele oferece bateria de peso lateral e foco em movimentos hipertróficos. Além disso, facilita o desenvolvimento de exercícios guiados sem riscos de lesões.

Tríceps

O tríceps trabalha o conjunto muscular de mesmo nome da parte posterior do braço, dividido entre cabeça longa, medial e lateral. Seu principal foco é fortalecer e definir tríceps e braços, sendo usado para reabilitação e retardo dos efeitos do envelhecimento.

Ficou com dúvidas? Solicite uma assessoria para obter mais orientações para o seu espaço fitness. Na Fit4, o atendimento é pontual e sem compromisso de compra!