Nosso Blog

É normal sentir dores durante ou após os treinos?

03 maio 2021 - 17:34

Sabia que quando você se exercita, são criadas micro lesões que o corpo cura naturalmente, tornando-se assim mais forte?

Neste sentido, a dor muscular é um efeito natural procedente da prática dos exercícios, pois significa que os músculos estão obtendo benefícios de todo o esforço realizado.

Por que dói?

Geralmente, a dor muscular acontece entre as primeiras 24h e 48h após o treino, e se deve a um micro rompimento de fibras musculares por causa do excesso de esforço.

Contudo, para que haja uma reconstrução e cicatrização das fibras musculares, elas se recuperem e se tornem mais resistentes aos treinos e assim protejam os músculos de lesões futuras, é necessário um período de descanso.

Muitos ficam tentados a tomar um remédio para dores musculares, o que não é recomendado, pois interrompem esse processo de recuperação

Como minimizar as dores?

Apesar de naturais numa rotina de exercício, amenizar a dor muscular para não sofrer tanto no dia seguinte é possível.

Separamos para você alguns cuidados essenciais para diminuir os desconfortos. São eles:

Alongamentos

Os alongamentos são essenciais, pois além de evitarem uma série de problemas, como inflamações, distensões e lesões, também ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo das fibras musculares.

Alguns benefícios desta prática, são:

  • Relaxamento;
  • Ativa a circulação;
  • Prevenção de lesão;
  • Reduz a tensão muscular;
  • Facilita atividades de desgaste.

Compressa quente

A alta temperatura da compressa estimula a circulação sanguínea e ajuda a aliviar dores. Para aqueles que sofrem com câimbras regulares, por exemplo, é indicado fazer compressas quentes por 20 minutos na região em que sente a dor.

Gelo

O gelo também é bem-vindo na hora de amenizar a dor. Uma compressa ou ficar emergido no próprio gelo faz com que o processo de recuperação muscular seja mais rápido. 

Essa é uma prática bem comum entre esportistas, como os jogadores de futebol, por exemplo. Entretanto, para dores em região localizada, o indicado é usar apenas a compressa gelada.

Por fim, vale ressaltar que nem  todo tipo de dor muscular pode ser considerada normal, ok? O fundamental é exercitar-se sempre acompanhado de um profissional para saber até onde é o seu limite.

Aqui na Fit4 Goiânia você encontra dicas para cuidar da sua saúde, e uma curadoria de todos os acessórios que são necessários para realização do seu projeto fitness.

Entre em contato conosco para entender como funciona!